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27/02/2025 06:56:08
Vai para a folia? Ipem dá dicas à compra de produtos no Carnaval
Fantasia, confete e serpentina são produtos que fazem parte da festa no Carnaval. Mas, para garantir que os consumidores não sejam lesados na hora de adquirir qualquer produto típico da folia, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo destaca algumas dicas importantes.
Ao comprar fantasias é importante conferir a "composição têxtil" do tecido, que deve ser informada na etiqueta do produto. Também devem estar informados razão social ou nome da marca registrada do fabricante, CNPJ, país de origem, nome e percentual das fibras e filamentos que compõem o tecido, além de indicações para conservação do produto e indicação do tamanho ou dimensão. Todas essas informações em produtos têxteis contribuem para evitar alergias e, consequentemente, riscos à saúde.
No dos adereços, devem ser utilizados como adornos de cabeça, colares, brincos, e não possuem obrigatoriedade de informação ou certificação.
Todos os itens voltados à diversão infantil devem trazer o selo do Inmetro e a classificação etária indicativa, o que garante que foram testados e não representam riscos à saúde do consumidor.
Crianças adoram complementar as brincadeiras nas escolas e matinês, usando elásticos, lantejoulas, paetês, kits de enfeites, óculos, apitos, máscaras, confetes, serpentinas e muitos outros adereços. Em todos os casos é preciso estar atento se a quantidade indicada nas embalagens dos produtos - seja qual for a medida em que se encontre informada (massa, volume, comprimento, número de unidades) - corresponde ao que está sendo efetivamente adquirido.
Na compra de qualquer produto que tenha sido pesado e embalado na ausência do consumidor (pré-medidos), é preciso ficar atento às informações contidas na embalagem. A etiqueta deve apresentar indicação quantitativa (peso/volume) realizada pelo ponto de venda ou pelo fabricante. Além disso, o valor da tara/embalagem deve ser informado e estar descontado do peso do item. Na dúvida sobre a fidelidade dos dados, o mais adequado é utilizar a balança do próprio ponto de venda para conferir os dados.
Ipem deve equilibrar fiscalização e inovação, diz superintendente
Superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior tem uma tarefa desde que assumiu o comando da autarquia, em 2023: adaptar a autarquia, cujo papel historicamente se restringiu à fiscalização, às demandas do século XXI.
A ideia, afirmou em entrevista ao JC na terça-feira (25), é equilibrar o papel fiscalizador do instituto somado às iniciativas que promovam inovação. Neste caso, explica Guerson, o papel do Ipem se volta a ações de apoio às empresas.
"Se ficarmos só na fiscalização, chega um momento em que o modelo se esgota. Por outro lado, se apenas orientarmos, sem fiscalizar, caímos em descrédito. É preciso unir os dois lados para obter resultados efetivos", aponta.
"Hoje o consumidor entra em uma loja com um smartphone e busca informações em tempo real. As empresas também precisam de suporte para atender aos padrões exigidos", acrescenta Guerson.
Isso inclui, segundo o superintendente, uma maior aproximação com empresas que atuam de boa-fé, como define. "O Ipem atua não apenas para proteger o consumidor, mas também para garantir que empresas não enfrentem concorrência desleal daquelas que descumprem as regras", explica.
Daí a importância de recentes agendas presenciais que o superintendente tem realizado. Uma delas ocorre em Bauru desde o início da semana e já abrangeu uma audiência na Associação Comercial e Industrial (Acib) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon).
O evento na Acib reuniu comerciantes de diversos setores, muitos dos quais viam o Ipem-SP apenas como um órgão fiscalizador. "Eles ficaram positivamente surpresos ao perceber que também oferecemos suporte e orientação", destaca Guerson.
O auxílio, porém, não vem ao acaso. Segundo o superintendente, o Ipem-SP tem ampliado investimentos em materiais educativos, como a cartilha "Ipem Explica", lançada em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O material traz informações didáticas sobre procedimentos corretos na comercialização de produtos. A iniciativa, lançada em projeto-piloto em 2023, será expandida com workshops para supermercadistas.